14 de agosto de 2011

...eu sou um pirata


O tapa-olho
Materiais
01 folha de sulfite 60
01 pedaço de E.V.A.
10 cm de elástico
tesoura
agulha (você tem que pedir ajuda pra um adulto)
caneta

Modo de fazer
1) Imprima na folha sulfite o modelo de tapa-olho abaixo.  Para imprimir, clique na figura com o botão direito do mouse e selecione a opção Copiar imagem. Cole-a num documento do word e faça a impressão.

2) Recorte o tapa-olho da folha.
3) Usando uma caneta e o tapa-olho impresso como molde, desenhe o contorno dele no pedaço de E.V.A.







4) Com uma agulha, fure as duas extremidades do tapa-olho e coloque o elástico nesses furinhos.

5) Com a ajuda da agulha (e de um adulto), passe cada ponta do elástico em cada um dos furinhos.




6) Amarre cada uma das pontas do elástico.
7) Pronto... agora é só brincar!!!









O gancho
Materiais
01 caixa de leite (TetraPack)
01 rolo de papel toalha (pode ser papel higiênico também)
01 pedaço de papelão (uma caixa de sapatos serve)
fita adesiva e tesoura
cola branca
água
pote
pincel; caneta ou lápis
tinta guache de várias cores

Modo de fazer
1) Imprima numa folha qualquer o modelo de gancho abaixo.  Para imprimir, clique na figura com o botão direito do mouse e selecione a opção Copiar imagem. Cole-a num documento do word e faça a impressão.
2) Recorte o gancho impresso na folha de papel.  Coloque-o sobre o papelão e desenhe o contorno.  Em seguida, recorte o gancho desenhado no papelão.  É ele que você vai utilizar.
3) Misture quantidades iguais de cola branca e água.  Mexa bem até a mistura ficar lisinha.
4) Pique um pouco de papel toalha.
5) Usando um pincel, vá passando a mistura de cola e água no gancho de papelão.  Sobre a cola, vá colocando o papel toalha picado.  
6) Faça isso até cobrir todo o gancho.  Cubra o gancho com três camadas de papel toalha e cola.  Deixe secar. (Essa parte demora bastante... leva pelo menos um dia para o gancho ficar bem sequinho!)

6) Enquanto espera o gancho secar, pegue a caixa de leite.  Abra a parte de cima, usando uma tesoura.  Em seguida, corte a caixa de leite pelo meio (você só usará metade dela). Por último, corte um dos lados e abra-o totalmente.  Observe cada passo nas fotos abaixo.



5) Enrole a metade da caixa em torno dela mesma, fomando um cilindro.  Prenda as pontas com fita adesiva.

6) Cole o gancho na ponta do cone com bastante fita adesiva para ficar bem preso. (Ele não vai ficar retinho e bem firme, mas isso não importa.  Ele só precisa ficar bem preso).


6) Cubra tudo com três camadas de papel e a mistura de cola e água.  Por fim, passe a mistura de cola e água e deixe secar. (Demora mais ou menos um dia para secar e ficar bem firme.  Deixe secar pendurado no varal, assim o gancho ficará bem retinho.)
7) Agora é só pintar das cores que você quiser... e brincar à vontade!  Com tapa-olho e gancho você ficará  piratíssimo!!!